quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E afinal....por que o nome "Cupcake"?

Imagem retirada da intenet


Quando sabem que faço Cupcakes, sempre vem a pergunta: "O que é Cupcake?", "Por que se chama Cupcake?"

Vou explicar.....

Os famosos cupcakes sofreram nos últimos tempos um revivalismo e são muitas as páginas na internet que nos tentam ensinar a fazer o doce ou nos apontam onde podemos comprar um destes pequenos requintes.

Esse pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das 5.

O termo Cupcake é mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats de Eliza Leslie, 1828.



No século XIX, estes pequenos bolos eram cozidos em recipientes individuais, ao contrário dos tabuleiros que hoje se usam para levar os muffins ao forno, especialmente nos Estados Unidos. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram cozidos, mas também da maneira de medir os ingredientes: por copos (cups).

De qualquer forma, esta foi uma grande inovação para as confeitarias: por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam muito menos a serem cozidos e havia um risco muito menor de serem queimados. Por outro lado, a introdução de medidas específicas fez com que as receitas passassem de mão em mão muito mais rapidamente, estandardizando a forma de fazer bolos. As receitas que nessa altura foram descritas são, na grande maioria, as que ainda hoje se usam.

A maioria das pessoas, associam os Cupcakes com a década de 1950 e 60, embora isso seja um engano. Os Cupcakes não eram mais populares durante esse período do que são hoje.
Originalmente os sabores eram básicos, feitos para crianças. Hoje se encontram as mais diversas combinações de massas, recheios e coberturas, apresentações mais lúdicas, modernas.

A base do cupcake é composta por quatro ingredientes básicos - manteiga, açúcar, ovos e farinha - mas a parte superior fica a cargo de cada cozinheiro e de sua criatividade. Depois da massa de base estar pronta, retiram-se os cupcakes do forno e começa o trabalho da cobertura. E depois disso é só sentar (ou ajoelhar!) e se lambuzar!!!







Nenhum comentário: